Morre Carlos Augusto Guimarães Filho, o dr. Carlos, fundador do Hotel Praia do Prado e da extinta Soletur

Turismo

por: Marcio Hack - 10 de Fevereiro 2021
Morre Carlos Augusto Guimarães Filho, o dr. Carlos, fundador do Hotel Praia do Prado e da extinta Soletur

Fotos: Panrota e Lívia Alves

Morreu nesta última terça-feira (9/2), vítima de sequelas da Covid-19, o empresário Carlos Augusto Guimarães Filho. Dr. Carlos, como era conhecido, estava no Rio de Janeiro, onde morava, havia se curado recentemente da doença, mas complicações no pulmão o levaram a morte.

Fundador da extinta Soletur e dos Hotéis Praia do Prado (Prado/BA) e Villagio Arcobaleno (Porto Seguro/BA), Carlos foi um gigante do turismo brasileiro. Inovador, começou a Soletur em 1964, no Rio de Janeiro, realizando passeios turísticos em kombis. A empresa cresceu, dominou o mercado por décadas com vendas de pacotes de viagens nacionais e internacionais, chegando a ter estrutura de receptivo em Nova York, no Estados Unidos.

Em 2000, sua empresa já tinha transportado mais de 350 mil passageiros até que, a desvalorização do Real frente ao dólar (1999) e os atentados terrorista de 11 de setembro (2001), abalaram a estrutura da Soletur. A empresa se afundou em dívidas dolarizadas e amargou queda de mais de 60% nas vendas dos pacotes de viagens, além do cancelamentos de quase 100% nos pacotes para os EUA. Em 2001, após 38 anos de mercado, a Soletur decretou falência.

Hotéis

O Hotel Praia do Prado começou a operar, via Soletur, em 1986. Foi o primeiro grande empreendimento turístico da região e chegou ter entre 130 empregos e 170 funcionários diretos. O movimento gerado pelo Praia do Prado aqueceu durante anos a economia local, alavancou a cidade como destino turístico e fez escola, atraindo inúmeros investidores do setor. Hoje, graças a essa iniciativa de dr. Carlos, Prado é 4º destino turístico com o maior número de leitos na Bahia. Em 2002, após o Carnaval, o Hotel Praia do Prado encerrou suas atividades.

Em Porto Seguro, o Villagio Arcobaleno continua em atividade sob a direção do Carlos Eduardo Filho, o Cadu, filho de dr. Carlos.  

compartilhe