Índios barram ônibus da Brasileiro em Cumuruxatiba

Turismo

por: Marcio Hack - 30 de Abril 2020
Índios barram ônibus da Brasileiro em Cumuruxatiba

Índios da etnia pataxós barraram, na tarde da última terça-feira (28/4), um ônibus da empresa Brasileiro, que fazia a linha Prado – Cumuruxatiba, de entrar na localidade.

Segundo lideranças do movimento, o objetivo da barragem, montada com troncos e pedaços de pau, foi o de impedir a propagação do vírus da Covid-19 na localidade.

Eles afirmam que, com a aproximação do feriado do Dia do Trabalho, aumenta o trânsito de pessoas de outros estados que chegam à vila e não cumprem medidas de isolamento e regras de distanciamento, colocando em risco a saúde da comunidade local e aldeias indígenas do entorno.

Com medidas mais duras de controle de quem entra e sai da localidade, os indígenas garantem que farão movimento mais duro nesse final de semana, indo até mesmo a locais onde ocorrerem aglomerações ou que estejam recebendo pessoas de fora. “Infelizmente vamos ter que pedir para essas pessoas se retirarem”, garantiu um dos líderes do movimento.

Com o lema “nosso direito à saúde é maior que o seu de ir e vir”, os índios disseram que farão barreira na entrada principal de Cumuruxatiba e no acesso alternativo da Vila dos Guedes.

“Pensando no bem da população vamos contra o fluxo de pessoas na comunidade. Vamos proteger nossa Cumuru desse vírus maldito”, afirmou a liderança Dário Neves ( Xorã).

“As pessoas estão entrando não estão cumprindo o isolamento”, completou a liderança Márcia, da Aldeia TIBÁ.

compartilhe